Hoje é um dia "enjoy the silence". Quando a mente precisa parar pra respirar. Nos últimos dias, semanas até, estou numa correria danada, com a cabeça e a vida cheias de coisas. Nem tenho mais tempo para o básico e, por básico, entenda ficar de papo para o ar, meditar, pensar na vida. Não de uma maneira doentia, pensando em quanto você é péssima e precisa melhorar, mas só deixando a mente esvaziar, aproveitando um silêncio dentro da mente.
A mente é uma máquina de falar asneiras. Precisamos entender isso, definitivamente. Ela repete, repete, repete, ela conta histórias que não interessam mais, ela interpreta tudo errado e quase que invariavelmente, leva tudo pro pessoal. Aquela pessoa não te ligou ou respondeu um email? Ah, ela só pode estar de sacanagem comigo. Aquela coisa que você queria não deu certo? Ah, você é mesmo uma azarada e não merece nada. Acredito que as pessoas de sucesso, e por sucesso não entenda só grana, mas tudo, são as que aprenderam a silenciar a mente.
Osho, meu grande ídolo, tem um livro com este título: aprendendo a silenciar a mente. E uma grande professora que eu tive me falou "meditar no Tibet é fácil, quero ver meditar na Praça da Sé". Ou seja, não interessa onde estejamos, podemos silenciar os pensamentos ruminantes que a mente nos manda e que nos cansa tanto.
Não,não é o seu trabalho que te cansa. Não é a feira, o trânsito, as pessoas ao seu redor, o que te cansa é a sua mente. Ela fala tanto, o tempo todo, e tanta abobrinha, que nos sentimos contaminados. Por isso é bom fazer uma boa rehab de vez em quando, e ficar quietinha, na sua.
Faça um dia de detox da mente. Primeiro, desligue celular, computador, não leia jornal e nem ligue a TV. Só escute o barulho, o buruburinho ao seu redor. Se puder estar só, melhor ainda. Depois começe a perceber seus pensamentos, só percebe-los, sem julgá-los ou entrar neles. Quando entramos nos pensamentos, nossa mente fica contente porque conseguiu o que queria. Não entre, só observe, como se você estivesse vendo um filme sobre seus pensamentos. Eles vão passando por você, passando, passando, e você não se concentra em nenhum, até que você percebe um pequeno ponto de silêncio ali no meio do caminho. Concentre-se neste ponto e descanse o máximo que conseguir. Pode ser que no começo você só consiga descansar 1 minuto. Não tem importancia, porque isso é um treino que precisa ser levado à sério. Assim como você precisa de dieta de vez em quando, de uma limpeza no seu organismo. Assim como, de vez em quando precisamos fazer uma faxina nos armário e no computador, precisamos de uma faxina na mente. Tirar todos os pensamentos que nos intoxicam, e voltar a pensar claramente.
Hoje eu vou fazer isso. É meu dia de detox da mente, de descanso. Mesmo no meio do caos, isso é possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário