25 de out. de 2011

Atolada!

Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha....
Faz tempo que não escrevo. Ando tão atolada. A palavra certa é esta. atolada de coisas. Sou muito bem organizada com a minha vida mas tenho sentido que estou perdendo o controle. E o pior é que nem sei como, e nem sei onde. E também não sei como mudar essa situação.
Acredito que a gente se perca, de vez em quando. E não sei se isso é ruim, é só uma condição. É quando é difícil manter o autocontrole. A dieta sái dos eixos, a conta fica negativa. Aí você se reorganiza, jura que vai ser tudo diferente e colocar tudo nos eixos. Promete nunca mais engordar um único quilo e nem gastar nenhum centavo no cartão de crédito. E o tempo passa. E um dia você se vê no shopping, com 12 sacolas, tomando uma banana split dupla e pensando porque se sente tão infeliz!
Ontem mesmo li uma matéria muito interessante sobre o autocontrole na revista Superinteressante. Eles disseram uma coisa com a qual eu bem concordo: nosso autocontrole é limitado.Assim se você foi para o shopping, viu várias vitrines e conseguiu se segurar e não comprar nada, orgulhando-se de si mesma, na mesma noite, pode apostar, vai atolar a cara numa pizza calabresa com catupiry (não basta ter linguiça, tem que ter requeijão também)! Isso porque somos humanos, talvez, e não somos tão feitos pra o autoocontrole quando pensávamos. Alguns casos, claro, é diferente. Conheço sim algumas pessoas bem controladas em tudo o que fazem, mas a maioria não é. Se fizesse uma estatística, com certeza os descontrolados, com alguma coisa, algumas ou todas, seriam em maior número.
No meu caso é a comida. E as compras. E percebi isso hoje, quando fui à 25 de março comprar bijoux e acabei devorando um pão de mel do Mosteiro de São Bento com recheio de geléria de damasco e cobertura de chocolate. De comer rezando! Rezando para não engordar, rezando e prometendo dobrar a malhação, ou seja, comendo com culpa. Gastando com culpa. Vivendo culpada! Será o São Benedito?

Um comentário:

Daniela Almeida disse...

Da próxima vez que fizer um passeio desse, vê se me chamaaaaaaaaaaa!!!!

Dani